Escola: Escola Municipal Dom Emmanoel Gomes de Oliveira
Diretora: Indineia Oliveira Pio e Sousa
Coordenadora Pedagógica: Alcione da Luz
Elaboração: Comunidade escolar
Séries atendidas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA
Tema: Leitura e Produção
Duração: Anual
Leitura e Produção no Cotidiano Escolar
JUSTIFICATIVA:
A época da vida mais propícia para a formação de hábitos, de incorporação de conhecimentos básicos é a infância.
Portanto o prazer de ler /escrever se estabelece quando a relação leitor/ livro/ escrita faz sentido para a sua vida e atenda seus interesses.
Por meio desse projeto podemos oportunizar aos alunos o desenvolvimento de diversas noções a respeito da linguagem oral e escrita.
OBJETIVO GERAL:
Exercer a construção da relação, que existe entre o domínio da língua e o exercício da cidadania, bem como, a criatividade em relação aos valores circulam nos textos. Valorizando a leitura como forma de informação, conhecimento e prazer, tomando consciência que a variação dialetal não deve esta a serviço da discriminação social.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
*Favorecer o entrosamento e desenvolvimento do discurso oral promovendo troca de informações sobre diferentes estruturas familiares.
*Levar o aluno a reconhecer as características gráficas fazendo inferências lexicais a partir do contexto interpretando sinais de pontuação como recursos organizadores e expressivos.
*Desenvolver a capacidade de argumentação reconhecer diferenças entre o registro oral e escrito, percebendo a necessidade de organização.
*Produzir textos escritos e coerentes, considerando o leitor e o objeto da mensagem, começando a identificar o gênero e o suporte que melhor atendem a intenção comunicativa.
*Considerar a necessidade das varias versões que a produção do texto escrito requer, empenhando se em produzi-las com ajuda do professor.
ESTRÁTEGIAS:
- Textos diversificados e atuais (revistas ,jornais)
- Incentivo a pesquisa através da tecnologia digital.
- Apresentação da leitura e produção realizadas.
- Leitura de livros literários adequados a faixa etária e série correspondentes.
- Leitura visual e auditiva através dos programas informativos da televisão.
- Exposição das produções.
- Aproveitar todo material disponível ( rótulos, bulas de remédios, embalagem).
- Produzir oralmente através da observação de gravuras.
- Produção coletiva.
- Gincana de leitura e produção de textos.
- Produção de um jornal.
- Revisão dos textos.
AVALIAÇÃO
A avaliação será de forma contínua observando se os objetivos foram alcançados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário