Escola Municipal Dom Emmanoel Gomes de Oliveira
Professora: Vanusia Simôa de Morais e Silva
Público alvo: 32 alunos da zona rural
Duração: 30 a 40 minutos diários
PROJETO CIDADÃO
Apresentação:
É importante salientar que este projeto tem por finalidade levar o cidadão a compreender a cidadania como participação social e política, exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais.
No dia-a-dia nos sujeitamos à atitudes de solidariedade, cooperação e até mesmo de repúdio às situações sociais. Utilizar-se-á o diálogo como forma de mediação entre os indivíduos, além da valoração do contexto de vida de cada indivíduo.
Justificativa:
Aspectos socio-culturais são vivenciados no ambiente escolar, e no intervalo entre os períodos matutino e vespertino não é diferente. Até o retorno dos alunos da zona rural às suas casas, percebe-se a necessidade de trabalhar esse tempo ocioso, no intuito de acalmá-los para que não haja prejuízo na estética da unidade de ensino e tão pouco nas relações interpessoais com os colegas o que também contribuirá para uma melhor inserção no contexto social.
Problematização:
Para um bem estar entre os alunos, foram apontadas metas de qualidade que ajudam os alunos a enfrentarem o mundo atual como cidadãos participativos, reflexivos e autônomos, conhecedores de seus direitos e deveres.
Nossa clientela tem uma variação de idade entre 7 e 13 anos, para imbuir comportamento de igualdade e respeito entre eles faz-se necessário o desenvolvimento de atividades, sem que os canse, lembrando que eles já passaram por uma jornada de 4 horas e trinta minutos em sala de aula e que o cansaço é inevitável por terem acordado ainda de madrugada para deslocarem-se até a escola.
A intenção do projeto é fazer com que os alunos progridam de forma crítica, construtiva, e responsável. Para tal espera-se que utilizem o diálogo como mediador nas situações de conflito e que aprendam a tomar decisões coletivas.
Objetivos:
a) Participar de diálogo dando enfoque às formas de organização social, que se expressam na diversidade presente em diferentes grupos e povos da comunidade, abordar valores com finalidade de constituição de família e convivência comunitária.
b) Participar de diferentes atividades corporais adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões sociais, físicas, sexuais ou culturais.
c) Valorizar a capacidade humana de criar situações voltadas para o bem estar como relações de amizade, resguardando a infância.
Metodologia:
Os conteúdos serão previamente planejados dentro do tema ética e cidadania, o que não impede a abordagem de outros que se fizerem pertinentes.
O projeto se desenvolverá a partir dos seguintes procedimentos:
· Atividades de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas ;
· Desenvolvimento de jogos e brincadeiras integrados às outras disciplinas;
· Explorar os conhecimentos prévios dos alunos para o desenvolvimento de atividades e jogos variados;
· Uso do diálogo (bate-papo), momento em que relatam suas vivências. Dinâmica GV e GO em que se alternam as funções em grupo, um GV – Grupo Verbaliza e GO – Grupo Observa.
Recursos:
· Professora
· Alunos
· Bolas
· Jogos diversos
· Atividades lúdicas como cruzadinhas, caça palavras, etc
· Livros diversos
Avaliação:
Acompanhamento do desenvolvimento do aluno no decorrer das atividades propostas, observando se os alunos demonstram segurança diante das situações, se respeitam as regras das atividades e as diferenças individuais dos colegas.
Revisão: Professora Chyntia Silva Teixeira
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